Bem-vindo ao blog da crônica de RPG, World of Darkness: Oroborus. Aqui você encontrará informação sobre o jogo, sistemas, NPCs e idéias que possam servir para sua própria crônica. O blog também terá um breve resumo das sessões de jogo e seus bastidores. Espero que apreciem.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Undertaking: MASK



(RESPIRAÇÃO PESADA)

Esse slasher é a perfeita máquina-de-matar, desprovida de qualquer outra emoção a não ser o sofrimento interior, que o faz empregar violência contra qualquer ser vivo. A qualquer custo.
Atributos: Strenght 5
Perícias: Animal Ken, Athletics, Brawl, Crafts, Firearms, Intimidation, Stealth, Streetwise, Survival, Weaponry

*Enquanto a maioria dos Undertakings possuem 2 Talentos e 2 Fraquezas, o Mask possui apenas 1 Talento e 1 Fraqueza, que já são compensativas em relação aos demais.

Talentos

  • Unstoppable Killing Machine - O Mask não sofre de penalidades por ferimentos e não precisa de rolar Stamina para permanecer acordado ao atingir seu último nível de Health de dano por contusão. Ele também não precisa comer ou dormir. Qualquer ataque bem-sucedido contra o Mask causa sempre apenas um nível de dano, não importa o número de sucessos pelo atacante ou tipo de dano. Dano incidente (queda, fogo, eletrocução) causam dano normal.

Fraquezas

  • No Mind but for Murder - Masks não conseguem ler ou falar e precisam rolar Intelligence + Composure para compreender qualquer coisa falada a eles.

Exemplos: Jason Voorhees (Sexta-Feira 13), Michael Meyers (Halloween)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Undertaking: LEGEND



"VOCÊ ME CHAMOU. NÃO QUERIA ME VER?"

Esse tipo de slasher age e se alimenta do poder das histórias que giram entorno dele. Ele se torna uma lenda urbana viva, pulsante e mortífera, que emprega seu ódio em alvos de sua vingança.
Atributos: Strenght 5, Intelligence 5 ou Presence 5
Perícias: Brawl, Computer, Expression, Firearms, Investigation, Intimidation, Occult, Stealth, Weaponry

Talentos

  • Working the Room - O Legend não perde Defense contra múltiplos atacantes, desde que eles sejam suas vítimas visadas.
  • Strenght from the Tales - Uma vez por cena, quando alguém segue uma das "regras" da lenda do slasher, o jogador rola seu Atributo Undertaking + Occult. Os sucessos podem ser convertidos em: recuperar Willpower, curar (1 para dano de contusão, 2 para letal e 3 para agravado) ou dados de bônus em rolagem para cumprir objetivos do Legend.
Fraquezas
  • Nothing But the Mission - Sempre que precisar tomar outro curso de ação ao invés de perseguir a vítima, o Legend deve ser bem-sucedido em teste de Resolve+Composure.
  • Trapped in the Story - O Legend possui algo em sua lenda que o enfraquece. Pode ser sofrer dano agravado mediante um tipo de arma ou ataque, ou ser incapaz de resistir a algum ritual. O Narrador define.
Exemplos: Freddy Krueger (A Hora do Pesadelo), Candyman (O Mistério de Candyman)

OROBORUS #06


Primeiro Ato: Vida
"ASAS DE ANJOS"

O Sephirot. Torres de Luz. Babel. Oroborus.
A VASCU tenta juntar as peças do quebra-cabeças investigando os corpos autômatos e as pistas encontradas nos corpos deixados pelo "Assassino do Oroborus" - a alcunha que o monstro agora ganhou da mídia e da repórter investigativa Rachel Lawrence.


Surge a desconfiança de que há um traidor dentro do FBI, provavelmente ligado aos autômatos e ao emissor encontrado no Parque Arlington. Aaron e Mattias utilizam seus contatos pessoais para descobrir que esses aparatos possuem suas raízes em projetos nazistas da Segunda Guerra Mundial.

E no Bureau, um suspeito é capturado, mas logo é visto como mais uma vítima do jogo doentio que a VASCU participa. Ele acreditava estar numa missão divina para impedir o Assassino do Oroborus e que foi incubido por anjos...

COMENTÁRIOS DO NARRADOR
  • sem muito o que comentar dessa sessão, mas os jogadores estão começando a adotar lados e talvez uma intriga entre eles seja inevitável daqui pra frente.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Undertakings - Slasher Template


Undertakings são os tipos de slasher detalhados no suplemento WoD: Slasher, do qual Oroborus possui muitas referências. Em breve postarei um resumo das características dos 5 tipos de Undertakings do livro, disponíveis para antagonistas e personagens.

Um personagem de jogador pode assumir um Undertaking durante uma crônica, caso o Narrador aprove. O livro sugere que o personagem tenha Morality 4 ou menos para que isso ocorra, além de muito roleplay.

Os Undertakings

Se o personagem é novo e está sendo construido, todo Undertaking possui Atributos e Perícias favorecidas. No caso do Atributo, o jogador escolhe um dentre os listados e já conta com 5 níveis naquele Atributo ao invés de 1 automático. Quanto as Perícias, o jogador deve possuir na ficha no mínimo duas dentre as listadas.

Mais detalhes nos futuros posts.

OROBORUS #05

Primeiro Ato: Vida
"SEPHIROT"


Efeitos colaterais terríveis do Experimento Night-Head assombram o grupo da VASCU, na forma de pesadelos que confrontam o que eles conhecem como real ou imaginário, trazendo a tona amargas recordações. Enquanto isso, um novo mistério surge em relação à origem dos autômatos que os atacaram no Parque Arlington. O pior de tudo: alguém de dentro do FBI parece estar apagando provas e ocultando algo dos agentes. Tudo isso, junto ao aparelho encontrado, liga uma conspiração que parece envolver toda a cidade e os repentinos surtos de violência na população.

Quando a noite cai, Black os leva até a próxima vítima do Assassino do Oroborus: o roqueiro mundialmente conhecido, Nick Bolivar. Seu corpo é encontrado numa banheira e seus olhos foram extraídos pelo assassino para emitir suas novas mensagens e coordenadas ao grupo.

Mesmo atônitos, eles descobrem um bilhete escrito em alemão, além de um nova mensagem de sangue nas paredes: "A TORRE DE LUZ MARCA O SEPHIROT".

Afinal, eles estão perseguindo um inimigo ou um inusitado aliado?

COMENTÁRIOS DO NARRADOR
  • os caras investigaram a cena do crime na mansão do Nick muito rápido, descobrindo todas as pistas. Foi muito legal, finalmente estão agindo como agentes veteranos do FBI e trabalhando em equipe. Mal houve uso de Teleinformatics.

  • Lucas (Alex Blackburry) continua se destacando no Vice do personagem, principalmente na cena individual que rolou após os pesadelos.

  • a intriga está armada entre a VASCU e o FBI.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

OROBORUS #04


Primeiro Ato: Vida
"AVES MORTAS NA LAGOA"

Seguindo as pistas deixadas pelo próprio assassino, a VASCU agora descobre uma nova conspiração que envolve, dessa vez, a população de Blackstream. Violentos tumultos e surtos psicóticos nas pessoas aterrorizam a cidade, e tudo leva a crer que são eventos manipulados com propósitos ainda obscuros.

No Parque Arlington, o grupo descobre um estranho aparelho danificado de origem desconhecida; uma tecnologia que nunca viram antes. Ao redor do parque, aves com a cabeça implodida levam a novas teorias sobre o uso do aparelho - a de que ele emita ondas que afetem as pessoas e animais ao redor, talvez sendo o principal agente por trás dos surtos violentos. Durante a investigação, um confronto com os possíveis responsáveis pelo bizarro aparelho acaba revelando que estão lidando com autômatos, homens com estranhos enxertos metálicos na carne - que se reportavam a algo muito maior.


Os mistérios continuam surgindo.

E o assassino continua a solta, aparentemente apenas observando as peças desse tabuleiro macabro...

COMENTÁRIOS DO NARRADOR
  • foi uma sessão de jogo muito direta e cheia de eventos, não deu tempo de explorar os dilemas pessoais dos personagens. A maioria ficou meio apagada, só seguindo as pistas e lidando com mistérios, com algumas demonstrações fracas de Vícios. Tudo bem, faz parte.

  • novos antagonistas surgindo e tenho que me segurar pra não revelar as coisas todas de uma só vez.

  • o confronto com os autômatos foi rápido e indolor. O grupo estava preparado e devidamente armado, foi uma vitória fácil, graças a algumas sacadas que os jogadores tiveram, principalmente o Orlando (Drake).

  • comecei a premiar com XP extra aqueles que ficarem atentos às pistas e aos nuances do jogo, com conclusões que não dependam de rolagens de dados e estatísticas da ficha. Quero incentivar o aspecto investigativo dos próprios jogadores com isso, e não só dos personagens.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Sistema de Regras - Tiroteios


Segue um breve resumo de regras para combate a distância, contidas no manual básico do World of Darkness.

Sacar a arma - um turno só para sacar, a não ser que possua o Merit: Quick Draw.

Mirar
- soma +1 dado na rolagem por turno de mira, até o máximo de +3.

Recarregar - gasta uma ação. Armas que precisam ser recarregadas bala a bala gastam ação e ainda anulam Defense do personagem naquele turno.

Evitar Aliados - para cada indivíduo que o personagem quiser evitar atingir, ele sofre -2 na jogada. Não pode ser realizado Autofire dessa maneira.

Armas-de-fogo e Combate Corpo-a-corpo - o alvo pode aplicar Defense ou Dodge normalmente.


Autofire
Somente para armas automáticas. Múltiplos alvos - uma rolagem para cada alvo, mas atribui penalidade de -1 para cada alvo, em todas as rolagens.
Ex.: são 3 alvos, -3 dados em cada uma das 3 rolagens.
Short Burst - dispara 3 balas em único alvo, com +1 na jogada.
Medium Burst - dispara 10 balas em 1 ou até 3 alvos, com +2 para cada jogada para cada alvo.( aplicar penalidades por múltiplos alvos)
Long Burst - dispara 20 balas em quantos alvos quiser, atribui +3 na jogada. (aplicar penalidades por múltiplos alvos)

Alcance - penalidades de -0 para distância curta, -2 para distância média e -4 para distância longa.

Cobertura
Aplica penalidade na rolagem do atacante.
Pouca cobertura (atrás de uma cadeira) -1
Parcialmente coberto (atrás da porta do carro) -2
Substancialmente coberto (atrás de um carro) -3
Completamente coberto (muro) o disparo atinge cobertura automaticamente

Atirando da Cobertura - penalidade igual ao nível de sua cobertura -1. Se ambos oponentes estiverem cobertos, o efeito é cumulativo.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

PERÍCIA: Investigation


Um breve resumo da Perícia mais usada do jogo, baseada no conteúdo do manual básico do World of Darkness.

É possuída por: criminosos, médicos, examinadores forenses, policiais, cientistas, estudantes, militares.
Especializações: Artefatos, Linguagem Corporal, Cenas de Crime, Criptografia, Sonhos, Autópsia, Quebra-Cabeças, Charadas, Experimentos Científicos.

  • Examinando Uma Cena de Crime
    Wits + Investigation + equipamento
    Ação extendida (3 a 10+ sucessos, cada rolagem representa 10 minutos)
    Equipamentos: kit forense (+1), acesso total a cena (+2), acesso a banco de dados federal (+3)


  • Solucionando Enigmas
    Intelligence + Investigation + equipamento
    Ação instantânea ou extendida (3 a 10+ sucessos, cada rolagem representa 1 hora)
    Equipamentos: acesso a internet (+1), programas de decodificação (+2), livraria especializada ao caso (+3)

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Investigações de Cenas de Crime


A investigação da cena do crime é o ponto de encontro entre a ciência, a lógica e a lei.

Durante todo o processo, a prova física é somente parte da equação. O objetivo final é a condenação do criminoso. Então, enquanto o perito raspa o sangue seco sem estragar nenhuma impressão digital, remove fios de cabelo sem mexer em uma só prova e quebra uma parede da sala, ele está levando em consideração todas as etapas necessárias para preservar as provas na forma original, de como o laboratório pode fazer com que estas provas sejam usadas para reconstruir o crime ou identificar o criminoso aos aspectos legais envolvidos, para que as provas sejam admissíveis pela justiça.

Etapas
1- O perito investigador (CSI em inglês) chega ao local do crime e se certifica se este foi preservado. Ele faz um reconhecimento inicial da cena do crime, para verificar se alguém mexeu em alguma coisa antes da sua chegada; elabora teorias iniciais com base no exame visual; faz anotações de possíveis provas e não toca em nada. Ele deve determinar a extensão da cena do crime e isolar a área para proteger as provas;

2- O perito documenta cuidadosamente a cena, tirando fotografias e desenhando esboços em um segundo reconhecimento. Às vezes, a fase da documentação inclui também uma gravação em vídeo. Ele documenta o local como um todo, assim como qualquer coisa que seja identificada como uma evidência e ainda não toca em nada;

3- Agora é hora de tocar os objetos, mas com muito cuidado. O perito sistematicamente abre caminho, recolhendo todas as provas possíveis, etiquetando-as, registrando-as e embalando-as para que permaneçam intactas até chegarem ao laboratório. Dependendo da distribuição de tarefas determinadas pelo centro de investigação, o perito poderá ou não analisar as evidências no laboratório;

4- O laboratório criminal processa todas as provas que o perito recolheu no local do crime. Quando os resultados ficam prontos, eles são enviados para o detetive responsável pelo caso.